SECRETARIA DE FAZENDA LANÇA CHAT PARA ATENDIMENTO VIRTUAL

Empenhada em combater a propagação do coronavírus na cidade e diminuir o impacto das medidas preventivas nos serviços oferecidos à população, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem uma nova ferramenta digital para contato com os contribuintes. A Secretaria de Fazenda está lançando um canal para atendimento virtual direto em seu site, no endereço www.fazenda.pmspa.rj.gov.br.

Um ícone para chat está disponível no canto direito da página. O atendimento é feito por servidores da Secretaria, que trabalham com cadastros imobiliários e empresariais, das 9h às 16h30. Por meio da ferramenta, é possível ter informações sobre assuntos tributários dos cadastros imobiliário e empresarial, solicitar o envio de boletos do ano corrente (2020) e esclarecer eventuais dúvidas.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, afirma que a ferramenta é mais uma forma de facilitar o acesso on-line aos serviços em função, principalmente, das medidas que estão sendo adotadas em todo o país para combate do Covid-19. “Nós já temos e-mail e telefone, agora estamos dando essa outra opção de chat para os contribuintes entrarem em contato com a Secretaria”, comunicou.

O atendimento é feito por servidores da Secretaria de Fazenda
Foto: Jefferson Viana

Para contatar a Secretaria Municipal, o contribuinte pode, ainda, enviar um e-mail para o endereço sefaz@pmspa.rj.gov.br ou ligar para o número (22) 2621 1559, nos ramais 229 para IPTU, 267 para Dívida Ativa e 219 para Tributos Mobiliários.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Retomado na última semana (13/04), o atendimento presencial da Secretaria de Fazenda é feito com 50% da equipe, cumprindo as medidas de prevenção ao coronavírus. Dos oito guichês de atendimento disponíveis, apenas quatro estão em funcionamento. O setor disponibiliza álcool gel para contribuintes e funcionários, que trabalham com máscaras. O acesso à sala é controlado por um vigilante e a distância segura entre as pessoas que procuram o serviço presencial também é respeitado. O atendimento acontece das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

ACORDOS DA DÍVIDA ATIVA

A Secretaria de Fazenda também oferece uma ferramenta on-line para Acordo de Dívida Ativa. O serviço permite que o contribuinte consulte e calcule o valor dos débitos tributários em atraso. É necessário apenas o número da inscrição para acessar a plataforma e os pagamentos podem ser realizados à vista ou de forma parcelada em até 48 vezes, dependendo da situação do débito.

Qualquer contribuinte pode utilizar o serviço, desde que os débitos não estejam protestados ou já estejam parcelados. Acesse a ferramenta aqui.