IPTU Online

Os boletos de pagamento do IPTU serão disponibilizados de forma Online e no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda. Não são mais distribuídos carnês de IPTU nas residências, a medida visa melhorar e agilizar os trabalhos, acabar totalmente com os antigos processos de papel, além de gerar economia, algo que já acontece para muitos serviços e outros tributos tanto estaduais quanto federais. Através do serviço de IPTU Online você poderá baixar e imprimir todos os boletos tanto “Cota Única” quanto parceladas e emitir 2 ª via do tributo.

Emitir IPTU

Acesse Aqui

Emitir 2ª Via do IPTU

Acesse Aqui

Calendário Tributário

Acesse Aqui

Perguntas Frequentes

Sim. A maioria dos bancos aceita o pagamento de forma on-line. Uma outra opção é efetuar o pagamento nos caixas eletrônicos. Para outras informações ou instruções referentes ao pagamento de tributos municipais, orientamos que consulte a sua agência bancária.

 

Para realizar o pagamento com o cartão de débito ou crédito, os interessados devem acessar o site oficial da Prefeitura, no seguinte endereço eletrônico: www.pmspa.rj.gov.br

É o Código Tributário Municipal (Lei Complementar nº 104/2013, anexo I), instituído em 13 de novembro de 2013.

O proprietário, ou procurador legal, poderá entrar em contato com o setor de Dívida Ativa pelo e-mail dividaativa@pmspa.rj.gov.br, informando os dados cadastrais do imóvel. O contato também poderá ser feito no site oficial da Secretaria de Fazenda, acessando o menu SERVIÇOS, CIDADÃO E EMPRESA clicando em ACORDO DÍVIDA ATIVA.

Não. O IPTU é totalmente online e não mais impresso e entregue nas residências.

O contribuinte poderá obter as guias de pagamento no setor de atendimento da secretaria de Fazenda, ou solicitar pelo telefone (22) 2621-1559 nos ramais 229 para IPTU, 267 para Dívida Ativa e 219 para Tributos Mobiliários, ou pelo email: sefaz@pmspa.rj.gov.br.

O índice de reajuste para 2023 será de 6,47 %

Para quem deseja pagar a cota única com 10% de desconto, o vencimento será no dia 28/02/2023, já para 5% o vencimento será no dia 31/03/2023.

10% para pagamentos até o dia 28/02/2023 e 5% para pagamento até o dia 31/03/2023.

Pela legislação, o valor venal é o valor pelo qual um bem é comercializado, com pagamento à vista, em condições normais de mercado.

No momento de geração do boleto, aparecerá como pago. No entanto, vale considerar que leva uns dois dias úteis para atualização do sistema. Então, se o pagamento for feito hoje, daqui a dois dias úteis constará no sistema como pago.

Benefícios do IPTU Online

  • Serviços disponíveis na internet sem necessidade de filas e burocracias.
  • Otimização e descentralização de Serviços.
  • Qualidade e rapidez no atendimento público.
  • Aumento de receita do município.
  • Economia de papel, ajudando na sustentabilidade e cuidados com a natureza.

Legislação de IPTU

Acesse Aqui