São Pedro da Aldeia tem nota A em capacidade de pagamento pelo Tesouro Nacional

Classificação avalia que o município está bem estruturado e é capaz de honrar seus compromissos financeiros

Estável e com credibilidade fiscal, assim é visto o município de São Pedro da Aldeia pela Secretaria do Tesouro Nacional. A cidade é uma das poucas do estado e da região a receber a nota A nos três indicadores avaliados na Capacidade de Pagamento (Capag). Com a classificação, a gestão Fábio do Pastel é considerada de baixo risco e elegível à aquisição de recursos com a garantia da União. 

O prefeito Fábio do Pastel destaca o empenho e o trabalho realizado pela gestão para tornar a cidade mais atrativa para a captação de verbas federais. “Estamos empenhados em levar São Pedro da Aldeia a um novo patamar de desenvolvimento. Queremos que a cidade cresça cada vez mais e focamos em manter nossas contas saudáveis. Conseguimos pagar os servidores, fornecedores e prestadores de serviço em dia. Estamos aptos a solicitar novos recursos com a garantia do Tesouro Nacional. Isso é o resultado do trabalho incansável da equipe municipal. O objetivo é oferecer mais qualidade de vida para toda nossa população”, aponta. 

A avaliação conduzida pelo Tesouro Nacional visa apurar a situação fiscal dos estados e municípios de forma transparente e simplificada. São quatro notas finais, da nota máxima A, que confere bom índice de adimplência e garante facilidades para a obtenção de verbas, até a nota D, que indica situação fiscal ruim e de alto risco de inadimplência. 

São três tópicos examinados: o nível de endividamento, a poupança corrente e o índice de liquidez. O primeiro indicador analisa o tamanho da dívida municipal relativa à receita corrente líquida municipal. Já a poupança corrente é referente à relação entre despesas e receitas correntes. O índice de liquidez aponta o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do município. 

São Pedro da Aldeia faz parte dos 23% dos municípios brasileiros que receberam nota A nos três indicadores do Capag. No caso do município aldeense, a situação fiscal encontra-se bem estruturada com a proporção aproximada de duas receitas para apenas uma despesa. 

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, ressalta que o município não possui novos débitos e que segue avançando na quitação das dívidas consolidadas. “Com o trabalho e empenho de toda a equipe, nós conseguimos manter a economia do município saudável. Nossa cidade não fez novas dívidas consolidadas e superamos a expectativa de pagamento dos débitos antigos do município no último ano. Este ano pretendemos avançar ainda mais”, declarou. 

A prefeitura ressalta que todas as informações estão disponíveis no site da Capag do Tesouro Nacional (clique aqui).

últimas Notícias