São Pedro da Aldeia sedia 7º Encontro de Agentes de Desenvolvimento do Sebrae

Os ADs trabalham com base em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, selecionados de acordo com os pontos de melhoria dos municípios da região

O município de São Pedro da Aldeia sediou o 7º Encontro de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos pelo Sebrae. O evento foi realizado na Casa de Cultura do município e reuniu representantes de cinco cidades. Durante o encontro desta quarta-feira (28/09), foi construída uma agenda de impacto regional para os dez municípios da região e entorno.

Na ocasião, os agentes de desenvolvimento (ADs) presentes foram divididos em grupos para identificarem os principais pontos de melhora da região com os devidos índices que comprovam cada escolha. Ao final, cada equipe apresentou sugestões de como desenvolver os aspectos abordados. Eles trabalham com oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), selecionados de acordo com os pontos de melhoria dos municípios da região. 

O ambiente de trabalho teve uma inspiração a mais com a exposição Colorido Dolorido de cenário. O Secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre como a cultura também impacta no desenvolvimento econômico do município. “A gente tem colocado isso na nossa mente, a cultura é um setor econômico importante também. Na última semana, tivemos a Feira Cultural Itinerante no Bairro São João e neste projeto tivemos artistas de vários segmentos como música, dança e teatro, contratados pela prefeitura. Com isso, além de valorizarmos os artistas locais, isso também movimenta a economia com os artesãos vendendo suas produções e todos os setores envolvidos em um evento. Todos mostrando seu trabalho e recebendo por isso, por conta de uma questão de cultura e de economia criativa. Continuamos em busca de novas parcerias e caminhando junto às demais secretarias”, conta. 

Os Agentes de Desenvolvimento do município, secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo; a responsável pela Sala do Empreendedor aldeense, Mariana Cunha; a delegada da Junta Comercial, Ivonete Santos e a diretora-técnica do Centro de Reabilitação Municipal, Fernanda Suzarte, fizeram parte das atividades para a criação da agenda regional de impactos. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, também participou do evento, que contou com a distribuição de mudas de Palmeira Fenix doadas pelo Horto Municipal. 

Conheça a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos

A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho feito pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes da iniciativa pública de diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico. 

O consultor de políticas públicas do Sebrae, Marcus Macedo, fala sobre a importância das ações conjutas. “Sempre houve o paradigma de que o desenvolvimento econômico deve ser pensado localmente, no município, mas ao longo das últimas décadas, as regiões que conseguiram prosperar mostraram que a conexão regional, o planejamento integrado, a ação coletiva e a cooperação são o melhor caminho para o desenvolvimento”, ressalta. 

Sala do Empreendedor

O município de São Pedro da Aldeia conta com a Sala do Empreendedor, localizada na sede da Prefeitura, que oferece oferece os serviços de emissão de certidões em geral, de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e das taxas pertinentes. Os interessados podem buscar orientação quanto ao Simples Nacional, e realizar procedimentos referentes à fiscalização unificada. O setor reservou, ainda, as quintas-feiras para o atendimento aos Microempreendedores Individuais. Os interessados que desejam solicitar a formalização do MEI podem buscar o serviço das 9h às 16h30, toda quinta-feira.

Os empresários também podem entrar em contato por meio do telefone (22) 2621-1559 ramal 234 ou pelo email alvara@pmspa.rj.gov.br. O setor atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fica na Rua Marques da Cruz, nº 61, no Centro da cidade.

últimas Notícias