Com contas do município em dia, Fábio do Pastel busca convênios em Brasília

Prefeito aproveita que a cidade está com Cadastro Único de Convênios (CAUC) atualizado no Tesouro Federal

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, está em Brasília nesta semana. A administração pública busca investimentos para a cidade, aproveitando que o município é o único da Região dos Lagos em dia com todos os itens do Cadastro Único de Convênios (CAUC) do Tesouro Nacional. O compromisso da gestão do prefeito Fábio do Pastel com a prestação de contas mantém o município em dia com o Tesouro Nacional. Com a adimplência comprovada, a cidade fica apta a buscar novos convênios com a União, o que favorece o fomento da economia local.

“Estamos com diversos projetos em andamento com o Governo do Estado e continuamos em busca de novas verbas também com o Governo Federal. Estou em Brasília esta semana com este foco de levar cada vez mais qualidade de vida para a população aldeense. Nosso objetivo é trazer boas notícias para nossa cidade o quanto antes, especialmente para a pavimentação das ruas e saneamento básico”, relatou Fábio, que foi à capital acompanhado pelo chefe de gabinete.

Entenda a importância do Cadastro Único de Convênios (CAUC)

Ao todo são 21 itens que os municípios precisam cumprir, dentre eles a regularidade quanto aos tributos, dívida ativa da união, contribuições para o FGTS, além da adimplência financeira em empréstimos e financiamentos concedidos pela União, e perante o poder público. A cidade só é considerada adimplente com o CAUC se todos os tópicos estiverem comprovados. Na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia é a única cidade que mantém todos itens atualizados e dentro dos padrões estabelecidos.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, esclarece que o Cadastro Único de Convênios é um serviço que comprova a situação de regularidade dos municípios brasileiros, sendo o cartão de visitas da cidade, em termos fiscais. “É como se fosse o Serasa das prefeituras. Quando o município é bom pagador e cumpre com seus deveres, ele passa a ter crédito no mercado. São Pedro da Aldeia pode se orgulhar de que temos crédito. Isso é muito importante, porque abre caminhos para que a cidade conquiste verbas federais, através de convênios ou emendas parlamentares. Possibilita ainda, caso necessário, conseguir empréstimos junto aos bancos públicos. Temos credibilidade no mercado”, reforça o secretário. Confira mais informações no link: https://youtu.be/6QcVQUN9LEU.

O prefeito, Fábio do Pastel, destaca que a conquista é o resultado do trabalho conjunto da equipe municipal e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos. “Seguimos firmes com o compromisso de manter a transparência no governo. Quero agradecer a todas as secretarias que trabalham com dedicação para mantermos as contas do nosso município em dia. Aproveito para deixar um recado a todos munícipes, sobre a importância deles no desenvolvimento da cidade. Quando o morador mantém as contribuições em dia, isso se reflete em benefícios para todos, como em uma boa Educação, Saúde, na melhora em cada rua do município, entre outros. Meu apelo é que os contribuintes continuem adimplentes, igual o nosso município está hoje com o Governo Federal”.

“Isso mostra que nosso município trabalha com responsabilidade. Há uma engrenagem envolvida formada por cada servidor, e mesmo enfrentando crises econômicas, fiscais e sanitárias, trabalharam juntos e conseguiram manter as finanças municipais em equilíbrio. É o que eu sempre falo, temos que fazer nosso trabalho com muito amor. Minha função é servir ao público com muita responsabilidade e transparência. Mantendo a serenidade e a competência, alcançamos os êxitos”, concluiu o secretário de Fazenda, Renaldo Martins.