Servidores aldeenses participam de capacitação sobre regras do Imposto sobre Serviço (ISSQN)

Por Leandra Costa em 20/09/2017 08h25

Servidores da secretaria de Fazenda de São Pedro da Aldeia participaram na última terça-feira (19) do curso ISSQN-Regras Práticas, realizado numa parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), no Centro de Formação Continuada Ismênia Trindade dos Santos.

Com carga horária de nove horas, a capacitação contou aproximadamente 30 inscritos, dentre contadores, fiscais e servidores públicos e foi ministrada pela consultora tributária e palestrante Samanta Pinheiro. Dentre os diversos assuntos, foram abordados os temas: ISSQN com ênfase nas alterações da lei complementar  157/2016, regras de retenção de ISS e código tributário do município de São Pedro da Aldeia.

O diretor do setor de ISSQN da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Leonardo Alves, e dois fiscais também servidores municipais participaram do curso. Para o diretor, a capacitação serviu para corroborar com o que já é aplicado pela municipalidade. “Foi de grande utilidade porque permitiu reforçar as atualizações da lei que dispõe sobre ISS e também sobre o código tributário”, declarou.

Uma das alunas participantes, a servidora municipal da secretaria de Fazenda, Érika Duarte, elogiou a iniciativa do conselho em oferecer gratuitamente cursos de capacitação. “É sempre muito importante buscar aprimoramento e novos conhecimentos. Estou gostando muito do que estou aprendendo e tenho a certeza que irei aplicar no meu trabalho tudo que está sendo explicado aqui”, destacou.

De acordo com o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade – Jurisdição: Araruama, Iguaba Grande, São Pedro e Saquarema, Fillipe Gonçalves, o órgão oferece gratuitamente diversos cursos com o objetivo de atualizar os profissionais de Contabilidade. “Na condição de parceiros dos órgãos públicos a âmbito federal, estadual e municipal, nosso compromisso é contribuir com o aprendizado daqueles que atuam tanto na esfera pública quanto a privada. Considero fundamental a busca constante por conhecimento”. O delegado acrescentou que, em breve, o CRCRJ irá realizar o Seminário Itinerante de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, visando atualizar os profissionais da área pública e melhorar as informações prestadas pelas prefeituras.